Industria

(clique aqui para ampliar.jpg (564 kB)

 1 - Recepção e moagem da Cana

Ao chegar na Usina o caminhão após passar rapidamente pela portaria se dirige a balança para a pesagem. Caso o veículo seja sorteado (via informática) o mesmo é dirigido a sonda de amostragem para coletar amostras de cana e analisar dados como impureza mineral, porcentagem de brocas, teores de açúcares e outros. Após ser descarregada nas mesas alimentadoras a cana-de-açúcar é lavada para retirar a terra e a poeira proveniente da lavoura e em seguida a cana é fragmentada em pedaços pelos picadores e os fragmentos são triturados no desfibrador sem que haja a perda de caldo, posteriormente a cana desfibrada em torno de 90% é enviada para as moendas para extração do caldo, em uma operação contínua em vários ternos de moenda. O caldo resultante da moagem é enviado para a o setor de produção de açúcar ou álcool em proporções definidas de acordo com as tendências do mercado. Ao final deste processo resultará o bagaço da cana quase seco, que é enviado através de esteiras até as caldeiras onde é queimado e produz o vapor que é utilizado para o acionamento de máquinas pesadas.

2 - Geração do vapor

A geração de vapor é o processo pelo qual a água é transformada em vapor de alta pressão e alta temperatura objetivando o acionamento das máquinas pesadas.
Essas máquinas através de um sistema de redução acionam os ternos de moenda os quais esmagam a cana e separa dela o caldo.
Esse vapor também é utilizado para acionar os geradores de energia os quais produzem energia elétrica suficiente para atender todo o parque industrial, desde iluminação até motores elétricos de alta potência.
A maior parte da água utilizada no processo de geração de vapor é proveniente do caldo da cana o que contribui para a preservação do meio ambiente.

 

3 - Produção do Álcool

Fermentação

É na fermentação que ocorre a transformação do açúcar em álcool. Este processo acorre nas dornas com à ação de organismos vivos denominados Leveduras os quais através de reações transformam os açúcares em álcool. O resultado desta transformação é o vinho fermentado onde estão contidas as leveduras, o álcool e outros resíduos. Após a fermentação, a levedura é separada do vinho através do processo de centrifugação, para ser reutilizada. A Levedura ou fermento, com uma concentração de aproximadamente 60%, é enviado às cubas de tratamento onde recebe nutrientes para se fortalecer e ser novamente utilizado na fermentação.

Destilação

O vinho com pequena quantidade de levedura irá para as colunas de destilação, que através de aquecimento e evaporação separam o álcool, e em seguida o álcool é concentrado e purificado atingindo os padrões normativos do mercado.

A vinhaça é um subproduto resultante da destilação do vinho e ela é um importante fertilizante, pois é rica em água, matéria orgânica, nitrogênio, potássio e fósforo, e é utilizada na lavoura como adubo da cana.
Além da produção de Açúcar e de Álcool outros derivados também são produzidos tais como: Bagaço Hidrolizado, Vinhaça Concentrada, Melaço, Óleo Fusel, Levedura.

4 - Produção de Energia Elétrica

Através da queima do bagaço da cana realizado nas caldeiras, é possível que seja gerado calor.  Este calor transformará nas caldeiras a água em vapor. Parte do vapor é enviado aos turbo geradores encarregados de produzir energia elétrica que será utilizada em todo o parque industrial podendo até futuramente seu excedente ser comercializado.
O bagaço excedente é comercializado para outras indústrias que o utiliza em várias atividades.

5 - Laboratório de Analises

Todas as etapas do processo são monitoradas através de análises laboratoriais de modo a assegurar a qualidade final dos produtos. As pessoas envolvidas passam por treinamentos específicos, capacitando-as a conduzir o processo de forma segura e responsável, garantindo a qualidade final de cada etapa que envolve a fabricação de açúcar e álcool.